O bouquet da noiva é um acessório com um significado único e especial! A escolha do ramo para o vosso casamento deve ter em conta alguns aspetos importantes para se adequar à noiva e ao casamento na perfeição.
Aqui ficam as dicas mais preciosas para vos ajudar a fazer a melhor opção e terem o bouquet que sempre sonharam!

Foto: João Almeida
1 – Escolham de acordo com o vestido de noiva e o ambiente e estilo da festa
Antes de começar a idealizar as flores do bouquet há dois fatores muito importantes que devem estar definidos: o vestido de noiva e o ambiente e inspiração do casamento.
O ramo da noiva deve estar em perfeita harmonia com o estilo do vestido de forma a realçar os seus melhores detalhes, favorecer a silhueta da noiva e dar equilíbrio ao conjunto.
O estilo e ambiente do casamento, bem como o esquema de cores e os elementos de inspiração devem também ser definidos antes. O bouquet é um elemento central que acompanha a noiva ao longo do dia e por isso deve estar enquadrado com o tipo de festa que vocês idealizaram. Um ramo de noiva campestre, por exemplo, é perfeito para quem está a preparar um casamento no campo mais descontraído e informal.
Por isso mesmo, quando reunirem com a vossa florista o ideal é levarem uma fotografia do vosso vestido mas também dos tons e elementos em que se inspiraram para o vosso grande dia.

Foto: De Alma e Coração
2 – Procurem inspiração
Está na altura de procurar inspiração e perceber o que mais vos agrada num ramo de noiva… Preferem um bouquet mais clássico e compacto? Ou mais descontraído e moderno? Que tipo de flores capta o vosso olhar? Que tipo de fitas e adereços? Cores suaves e neutras ou tons que se afirmam e dão contraste?
A internet é um verdadeiro oceano de ideias para pesquisar e guardar algumas imagens que vos atraem particularmente. Procurem sites onde possam encontrar ideias frescas, modernas e atuais como o nosso Blog Ninho da Noiva : )
O Pinterest, por exemplo, é também uma ferramenta fantástica para organizarem as vossas ideias porque podem manter as vossas pastas arrumadinhas na aplicação do vosso telemóvel e mostrá-las a qualquer momento ao vosso fornecedor.
Tal como mencionei no post com dicas para planear o casamento, é importante serem objetivas e irem limpando as ideias que já não vos dizem tanto para não afogarem no meio de tantas imagens!

Foto: Cheias de Graça
3 – Tenham em conta o tamanho e a forma do bouquet
Há vários estilos e formas de ramo de noiva. Desde os mais pequenos e compactos aos bouquets grandes, às formas mais incomuns e assimétricas, ou até mesmo em cascata com as flores a caírem graciosamente sobre a saia do vestido.
Não há propriamente uma regra a seguir mas o ideal será procurar sempre o equilíbrio. O estilo do vestido é muito importante, assim como a estatura da noiva.
Vestidos mais elaborados pedem naturalmente um ramo de noiva condizente. Ao passo que um vestido mais elegante ficará mais harmonioso com um bouquet mais simples e sofisticado.
Por exemplo, se escolheram um vestido com uma longa cauda atrás, um bouquet mais dramático à frente completa o look na perfeição. Por outro lado, talvez não seja a melhor opção se o vestido tiver muitos detalhes ou brilhos na parte da frente para não ofuscar esses mesmos pormenores…
4 – Procurem adequar o bouquet à vossa estatura
Além disso a estatura da noiva também é muito importante! Numa noiva mais baixinha favorecem mais os ramos mais pequenos, enquanto numa noiva alta se o ramo for demasiado pequeno acaba por não fazer justiça à sua beleza.
A cintura é uma boa pista também! Todas nós queremos favorecer essa parte do corpo e por isso o ideal é escolher um bouquet que não a esconda demasiado…
Lembrem-se que nem sempre o que vemos nas imagens é o mais adequado! As tendências vão mudando ao longo dos tempos, e na verdade o mais importante é escolher um ramo de noiva que realce os vossos melhores atributos e que combine na perfeição com o vosso vestido!
O bom senso é o vosso melhor amigo nesta escolha. Evitar extremos e procurar o equilíbrio perfeito são as regras-chave para uma boa decisão : )

Foto: João Almeida
5 – Escolham flores da época e duradouras
A opção mais inteligente é procurar flores da época por dois grandes motivos: 1) conseguirão um orçamento muito mais atrativo; 2) as flores são mais bonitas quando estão na sua época natural!
Mas nada é impossível! Hoje em dia a maior parte das flores está disponível ao longo de todo o ano.
A estação do ano e o ambiente da festa também são fatores preponderantes. Se o casamento for numa data ou num local habitualmente muito quente, o melhor será optar por flores mais resistentes ao calor para que se mantenham bem bonitas e frescas ao longo do dia.
Por isso, nestes casos, é recomendável evitar flores que são tendencialmente mais frágeis e em que o mais provável é chegarem à sessão de fotografias já com um aspeto mole e escurecido…
Em qualquer dos casos, é uma boa dica ir colocando o ramo em água fresca sempre que o forem pousando. Tenho a certeza que podem contar com a vossa mãe ou com uma das damas de honor para se encarregarem desta tarefa!

Foto: João Almeida
6 – Personalizem o vosso ramo de noiva
Para mim não há nada que tenha mais valor do que os pormenores personalizados do casamento e o bouquet é um elemento perfeito para isso.
Não é preciso ser algo demasiado evidente! Basta que tenha significado para vocês. Incorporar uma flor específica pelo seu significado, ornamentar o ramo com um acessório antigo, uma joia de família, uma medalha, uma fotografia, escolher uma determinada cor para as flores ou fitas do bouquet.
Podem também aliar ao vosso ramo alguma tradição familiar ou cultural. Um bom exemplo é a flor de laranjeira que em várias culturas é usada para as noivas como simbolismo do amor eterno e da fidelidade.
Uma panóplia de opções que podem tornar o vosso ramo único e especial para vocês : )

Foto: Lounge Fotografia
7 – Optem por um bouquet confortável
Pois é! Para além dos sapatos : D também é importante que o bouquet seja confortável, afinal irão andar com ele na mão praticamente o dia todo!
Evitem um bouquet que seja demasiado grande ou pesado para ser mais confortável de segurar. É importante manter uma postura descontraída…
A melhor dica é: Segurar o bouquet com uma mão, abaixo da anca, ligeiramente afastado para mostrar a vossa silhueta e não ofuscar o vestido, e procurar não encolher os ombros para ficarem mais favorecidas nas fotografias ; )
8 – Desfrutem ao máximo do vosso bouquet!
Afinal são raras as ocasiões em que irão ser o centro das atenções com um ramo tão bonito e especial nas mãos feito só para vocês!
Com uma boa dose de inspiração e algumas dicas para orientar uma boa escolha, tenho a certeza que vão conseguir obter o efeito que sempre sonharam para os vossos detalhes florais!

Foto: Love Stories by Pick
Estes ramos de noiva são da autoria da Isabel Castro Freitas que como podem comprovar tem um talento incrível! Espreitem o site e as páginas do Facebook e do Instagram para ficarem a conhecer melhor o seu trabalho!
FALEM-NOS SOBRE O VOSSO BOUQUET!
Já escolheram? Como o idealizaram? Vão adorná-lo com algum detalhe especial?
Espero que estas dicas tenham sido úteis para esta tarefa difícil que é escolher o ramo de noiva perfeito 🙂
Deixe uma resposta